Jump to content

Guia Aprofundado de Como Fazer Dinheiro


Recommended Posts

gbMXlBt.png
 
Lista de Conteúdos
- Métodos Recomendados
- Rebatalhar contra NPC's
- GTL
- Outros
____________________________________
 
O que eu devo fazer primeiro?

1. Comece plantando berries(frutos) já que lucrará bastante com pouco esforço.

2. Próximo, faça suas revanches contra os Ginásios, dá um bom dinheiro e não é tão difícil. 

3. Terceiro, batalhe contra os NPC's listados abaixo.

4. Por ultimo, você pode ler na guia e escolher o que prefere fazer. Eu particularmente gosto de ir a Artisan Cave com meu Meowth para usar Payday nos Smeargle enquanto tenho uma chance de encontrar Silk Scarfs com o Pickup... Ou se você é sortudo, encontrar um Shiny Smeargle.

Spoiler

368ee7a037c46a81dc3fb2f1f9b871cb.png

 
Plantando Berries
Você deve plantar berries sempre que puder, elas dão um ótimo lucro quando vendidas no GTL. Uma coisa importante a se fazer antes de plantar sementes é checar a berry que você vai colher para ver o tempo de crescimento, certifique-se de calcular quando ela vai estar crescida. Não tem sentido em deixar a berry pronta no meio da noite já que quanto mais tempo você a deixar enquanto totalmente crescida, menos frutos você vai colher dela. Tente fazer com que esteja totalmente pronta em uma hora acessível para você colher.
 
Melhores frutos para se lucrar?
  • Leppa Berries
  • Berries Que Reduzem EV's
  • Lum Berries
  • Sitrus Berries
  • Petaya/Leichi/Salac Berries

 

Se você precisa de sementes, plante frutos para colher sementes.

Plante 3 Bitter Seeds = Rawst Berry do qual pode se colher Plain & Very Bitter Seeds

Plante 3 Dry Seeds = Chesto Berry do qual pode se colher Plain & Very Dry Seeds

Plante 3 Sour Seeds = Aspear Berry do qual pode se colher Plain & Very Sour Seed

Plante 3 Spicy Seeds = Chari Berry do qual pode se colher Plain & Very Spicy Seeds

Plante 3 Sweet Seeds = Pecha Berry do qual pode se colher Plain & Very Sweet Seeds

 

Se você é novo nisso, clique aqui para ir para a parte com mais detalhes sobre o plantio de frutos.

 

 

Revanche Contra Ginásios

Notas:

  • Você pode batalhar novamente contra ginásios simplesmente falando com os líderes assim que tiver derrotado a Elite 4.
  • Cada ginásio tem um cooldown de 20 horas assim de derrotados
  • Todas as batalhas serão no formato de dupla
  • Os Pokémon do líder podem ser diferentes em cada batalha
  • Certifique-se de por o Pokémon na liderança para segurar um Amulet Coin para dinheiro extra.
  • Você será recompensado por $13,340 a cada vitória desde que seu pokémon esteja segurando o Amulet Coin.
  • As revanches estarão sempre no nível 80.
Spoiler

Petalburg Gym:
Type: Normal

Notes: Certifique-se de levar pelo menos um Pokémon com Ataque Físico para derrotar a Blissey.

Ursaring
Zangoose
Blissey
Slaking
Tauros
Exploud

 

Rustboro Gym:

Type: Pedra

Notes: Alguns Pokémon com Sturdy aqui, como Golem e Nosepass, tente atacar-los em dupla se possível.
Omastar
Golem
Nosepass
Cradily
Aerodactyl
Armaldo

 

Mauville Gym:

Type: Elétrico

Notes: Um tipo Terra passa fácilmente.
Lanturn
Electrode
Manetric
Magneton
Raichu
Ampharos

 

Lavaridge Gym:

Type: Fogo

Notes: Spammar Surf funciona desde que você tenha um pokémon com Water Absorb ou um wall de Def. Esp. como Snorlax.

Finding the leader:

Spoiler

#1

vjmnqwz.png

#2

Nf1CGOe.png

#3

oMUN3EO.png

#4

DP1fbXi.png

#5

32fgaqD.png

#6

LsQQhdz.png

#7

J3hMb35.png

#8

t8ysLeO.png

#9

oM2pg11.png

Rapidash
Camerupt
Arcanine
Torkoal
Magcargo
Blaziken

 

Fortree Gym:

Type: Voador

Notes: Gelo + Elétrico vencem.
Pelipper
Tropius
Swellow
Altaria
Gyarados
Skamory

 

Mossdeep Gym:

Type: Psíquico

Notes: Pokémons fantasma podem funcionar contra esse time.
Claydol
Gardevoir
Lunatone
Slowking
Solrock
Xatu

 

Sootopolis Gym:

Type: Água

Notes: Nada muito especifico para esse, só use o que você tem.
Walrein
Whiscash
Huntail
Kingdra
Slowking
Lapras

 

 
Rotas Customizadas de NPC's
Primeiramente, eu recomendo todo mundo a fazer essa parte. Essa não é como uma run normal nas ilhas, essa é uma versão customizada na qual eu definitivamente acho que seja melhor porque dá mais dinheiro em menos tempo, evitando todas as áreas chatas e com poucas recompensas como a Ilha 7.
Localizações:
  • Ilha 5
  • Leste de Fuchsia
  • Leste de Vermilion
  • Lavender
  • Ilha 6(opcional)
Ilha 5:
Spoiler

Você só vai querer fazer a parte das senhoras porque elas são ricas. Pule todos os outros porque eles não valem o tempo gasto, a não ser que esteja tentando upar o nível de seus Pokémon.

 
Direções: Do ponto de que você chega na Ilha 5, use surf para o norte até que veja uma pequena ilha e uma outra grande para a direita. Lute contra essas duas senhoras na ilha grande.
 
Island 5
  • 3rd Lady Jacki - $7392
  • 4th Lady Gillian - $7271
Spoiler

bc70c68c69b7bc991c668222cd02fe3c.png

 

Leste de Fuchsia:

Spoiler

Essas garotas não estão literalmente em Fuchsia, mas sim na rota 15 e 13.

 
Direções: Voe para Fuchsia e vá para o leste, passe por tudo em direção a Rota 15. Na Rota 15 você verá duas garotas loiras que deve batalhar. Assim que derrotar essas, continue ao leste para a Rota 14 e depois para o norte passando por um labirinto. Encontre o campinho até o final, ali estarão as duas outras garotas loiras que você deve batalhar contra.
 
Route 15
  • Beauty Olivia -  $5987
  • Beauty Grace - $6090
Spoiler

9fad94b0b52e73a111d0ed127f94d8d4.png

Route 13

  • Beauty Sheila - $6090
  • Beauty Lola - $6090
Spoiler

f7785476632690005f6023f28265dc31.png

 

Leste de Vermilion:

Spoiler

 

Novamente, esses não estão literalmente em Vermilion, mas se você fora ao leste de Vermilion para a Rota 1 os encontrará.

 

Direções: Vá para o leste de Vermilion para a Rota 11, no meio do "parque" você verá 4 carecas que você deve batalhar contra.

 

Route 11
  • Gamer Hugo - $6090
  • Gamer Darian - $5987
  • Engineer Braxton - $4785
  • Gamer Jasper - $6090
  • Engineer Bernie - $5045
  • Gamer Dirk - $6090

 

Spoiler

61724ba07971e29aeb767be9d2c54b8f.png

JoHSk5F.png

2becce076231dc588464a66b347c7370.png

 

Lavender:

Spoiler

Tem poucas pessoas aqui, todas em áreas diferentes, então siga as instruções abaixo.

 
Direções: Voe para Lavender e vá para o norte para a Rota 10 e derrote o nerd. Volte para Lavender e vá para o oeste para a Rota 8, pule a senhora e derrote o cara careca. Continue para o oeste, pule todos até chegar no final, você encontrará outro cara careca. 
 
Route 10
PokeManiac Herman - $5520
Spoiler

8f88752579826687797dc6a93b66dbaf.png

Route 8

Gamer Rich - $5785
Gamer Stan -$6090
Spoiler

 

2e617a5828e5b9eb97c3c265a65bcca4.png
e2c002fd4b6c5cee7aedcac4828cc076.png

 

 

Ilha 6(opcional):

Spoiler

As recompensas não são tão boas quanto as das outras áreas, mas tem muitas batalhas com grande quantias de yen. Muitos pokémons dessa área tem Sturdy, o que pode fazer a run demorar um pouco, essa é a razão para ser posta como opcional.

 

Direções: Você deve voar para a Ilha 6 e seguir ao leste para encontrar a primeira batalha que é próxima da água. Assim que derrota-lo, vá para o sul e derrote todos os outros treinadores da ilha.

 

Island 6
  • Juggler Edward - $4350
  • Hiker Earl - $3718
  • Hiker Daryl - $3783
  • PokeManiac Hector - $4785
  • Ruin Maniac Stanly - $5132
  • Ruin Maniac Foster - $5132
  • Ruin Maniac Larry - $5220
Spoiler

OTCxEvJ.png

 

Link to comment

----------------------------------------------------------------------------------

Payday
Muitas pessoas acham esse método chato, mas é uma maneira de fazer dinheiro então estará listada aqui para mais informações. A parte boa sobre o Payday é que você recebe dinheiro direto, sem precisar comprar/vender ou ter algum cooldown enquanto faz o processo. É bem simples.
 
Requisitos
  • Você precisará de um Persian de nível alto, de preferência no 100. Você pode também usar um Fearow/Rapidash, mas Payday custa BP, então não vale muito a pena. Você pode usar outro Pokémon com Paday contanto que derrote os Smeargle  de nível 40-50 com um golpe.

522d2e2ffee6557935af420fd557ca20.png

  • Se você vai fazer um, certifique-se de breedar uma natureza de ataque (Adamant, Naughty, Brave, Lonely) juntamente com um bom IV de Ataque.
  • Você pode equipar uma Choice Band(ou Silk Scarf se não puder pagar por uma CB) no seu paydayer se você não é level 100 e tem dificuldades em derrota-los com um golpe.
Localização
Battle Frontier, vá para a Artisan Cave. Siga as fotos abaixo se não sabe como chegar lá. Esse é um ótimo local já que o Smeargles tem uma defesa de papel e são nível alto então você receberá bastante dinheiro por um Payday, não para por ai, mas Smeargle também é um shiny muito legal. Outro bom local é a Cerulean Cave, mas eu não gosto dessa caverna porque os níveis são muito altos e nem sempre você consegue os derrotar com um golpe, especificamente os Magneton que resistem contra golpes do tipo normal. Você também pode usar Payday na Icefall Cave na Ilha 4, a parte do inicio da caverna tem Pokémons com péssimos shinies, eles não valem muito e os Seel/Dewgong você provavelmente nem vai perceber se forem shiny. Não parando por aí, os Pokémon da Icefall Cave também são mais difíceis de ser derrotados com um golpe só do que Smeargles, mas se vocÊ não pode ir para a Artisan Cave ainda, vá para a Icefall Cave.
fDTPJ7w.png
 
Pickup + Payday
Para isso você vai estar usando um Mewtwo que possa usar Payday e Pickup ao mesmo tempo, se você quiser pode usar somente um pokémon com Pickup e esquecer sobre o Payday. Esse método te dará um monte de itens aleatórios que podem valer algo.
Requisitos
  • Você vai precisar de um Meowth(ou outro Pokémon com Pickup se você não quer usar Payday ao mesmo tempo). Você deveria tentar dar ao seu Meowth uma natureza de Ataque(Adamant, Naughty, Brave, Lonely) juntamente com um IV de Ataque decente já que ele tem uma base muito baixa como padrão. É sempre útil ter um Water Pulse no seu Meowth caso encontre um Pokémon que resista a golpes do tipo normal.
     c42a8dce65debe3ebc9994865fb7de64.png
Localizações
Artisan Cave(naBattle Frontier) - Com Smeargle no nível 40-50, e uma defesa e vida baixa, eles serão facilmente derrotados e darão uma boa quantia de dinheiro por payday(o melhor local para payday do jogo). Para melhorar, você pode receber Silk Scarfs e Energy Roots pelo Pickup, os quais são um lucro adicional.
 
Mais locais serão adicionados em breve...
Link to comment
____________________________________
Everstones (Pedra Eterna)
Everstones são ótimos itens para se farmar porque são muito simples de se obter, elas são desejadas por todos que breedam Pokémon. Elas tem um preço médio de 20k e vendem muito bem. No caminho você também vai encontrar Hard Stones que são muito mais baratas porém ainda assim são desejadas e vão melhorar o seu lucro. 
Notas
  • Ambos Geodude e Graveler seguram Everstones e Hard Stones. 
  • Eu acredito que a chance de que segurem um item é de 15% (dados não oficiais).
Requisitos
  • Você precisa ter a Acro Bike(Bicicleta Acro) para passar dos obstáculos(Você pode trocar de bicicleta na loja de bicicletas de Mauville). 
  • Você deve ter um thiefer(ladrão) de Everstone. O melhor thiefer é o Quagsire graças a sua habilidade Damp(Umidade) a qual impede explosões que são sempre usadas por Gravelers e Geodudes. Ele também tem uma boa base de stats na sua defesa e vida, juntamente com uma resistência contra o tipo Pedra. Poliwrath também é uma boa escolha, mas o que faz o Quagsire melhor é o fato de que pode aprender Recover como egg move, o que o permite durar muito mais. 
     6071ee06f5dea3800eb0d5fca42d1a69.png
  • O seu thiefer deve ser nível 30 para que não destrua o item roubado ao mesmo tempo que é nível alto o suficiente para tomar vantagem nas estatísticas extra.
  • Aumentar o PP de Thief ao máximo é uma boa ideia se você pretende farmar muito. 
Local de Farm
Vá para Lavaridge Town em Hoenn e siga a foto no spoiler abaixo.
Spoiler

b8oV5XI.png

 

Farm de Leftovers(Restos)
Eu gosto de farmar Leftovers porque elas são desejadas, o que faz elas venderem bem por um preço médio de 35-40k cada. Além disso enquanto farma você pode encontrar bons shinies como por exemplo Snorlax. Eu tentei reproduzir esse método de novo depois de muito tempo mas não funcionou muito bem, não tenho certeza se as chances do Pickup foram nerfadas ou se eu só fui azarado mesmo, então deixarei que vocês vão e testem.
Notas
  • Somente Snorlax segura Leftovers, então fuja de todo o resto.
  • A chance de achar um item é desconhecida, mas talvez se muitos jogadores nos derem informações nos podemos descobrir.
  • Com um level 40 de líder, usando Repels você encontrará Snorlax e ocasionalmente Hypno/Venomoth.
Requisitos
  • Você precisará de um thiefer(ladrão). Eu não tenho certeza se esse é o melhor para esse método, mas Quagsire ou Poliwrath vão conseguir bem. Recover seria de grande ajuda, porém eu estava preguiçoso e não coloquei no meu Quagsire.
     288b7281a5e6bec267e480cfa89b7520.png
  • Seu ladrão deve ser level 40 então você pode usar o truque do Repel para encontrar mais Snorlax.
  • Se você não tem Recover no Quagsire, você deveria estocar algumas Fresh Water da máquina de vendas na cobertura do super mercado de Celadon, porque são baratas e eficientes.
  • Leppa Berries podem valer a pena se você não quer voltar para o PC toda vez que o PP acabar.(embora que com o PP maximizado duraria um bom tempo).
  • Você deve estocar Super Repels, eles são mais eficientes que os outros tipos de repel porque são mais baratos por cada passo.
Localização e Método
Na Ilha 3, vá para a Berry Forest e siga para a localização mostrada na foto abaixo. Use seu Repel e certifique-se de que tem o seu thiefer level 40 de líder da equipe, depois comece a andar de bicicleta de lado a lado. Nada mais do que isso, boa sorte encontrando Snorlax, fuja de todo o resto. 
IZ79f59.png
 
Farm de Fósseis 
Fósseis não valem tanto e não tenho certeza de quando valem, mas no caminho você pode encontrar outras coisas como Everstones e Hard Stones então somando tudo é uma boa maneira de conseguir muitos itens que te farão lucrar. 
Método
O melhor método para farmar é esmagando as pedras da Ilha 1(com Rock Smash) porque tem muitas pedras lá e existe uma maneira rápida de repor elas, assim você encontrará Geodudes selvagens que podem segurar Fósseis.
 
Farm de Heart Scale
Heart Scales são boas para farmar porque tem uma chance mais justa de se obter, o que mantem você interessado, já que é relaxante. Elas tem um preço até que bom e são desejadas por jogadores competitivos. Eu me divirto farmando em Ever Grande, é muito melhor do que ficar preso em cavernas farmando Everstones, mesmo que não dê tanto lucro quanto. O lucro costumava ser muito bom antes da chance de drop ser nerfada, mas ainda é bom de qualquer forma. Você também pode obter Red Shards, o que também é sempre bom já que são muito caras. Quem não amaria capturar um Shiny Wailmer ou Corsola enquanto farma dinheiro? 
Requisitos
  • Você precisará de um Quagsire ou Poliwrath nível 40 com Water Absorb e Thief.
     596f7248d783674b00bf254bfdcb504f.png
  • Não se preocupe com o PP já que você caçará próximo do PC, além de que Water Absorb não deixará você perder HP.
Método
Você deve ir para Hoenn e voar para Ever Grande City(Na parte de baixo), daqui, só ir para o sul e começar a pescar com sua Super Rod(Vara). Você deve usar Thief nos Luvdisc por Heart Scales e Corsola por Red Shards, fuja de todo o resto.
15c067489acfa6b0b30e1122de11972e.png
 
Farm de Shards
Shards são desejadas e venderão bem. Elas são um pouco caras, especificamente as vermelhas.
 
Localização - Green, Yellow & Blue Shards(Verde, Amarela e Azul). 
A melhor localização para a Green, Yellow e Blue Shards é embaixo da água, no sul de Sootopolis porque é uma distancia curta de um ponto de voo e Relicanth tem uma chance melhor de aparecer aqui até onde eu sei. Voe para Sootoplis, surfe para o sul até que veja uma área escura onde você pode mergulhar(Com Dive), mergulhe e saia da caverna para caçar na grama, você buscará por Relicanths(Green Shards), Chichous(Yellow Shards) e Clamperls(por Blue Shards). As Green Shards não valem muito, então talvez seja melhor fugir dos Relicanths.
dab3e6483e46315c6b88f66427cdaa11.png
 
Método
Simplesmente use thief nos Chinchous, Relicanths e Clamperl por suas Shards. Você precisará de um Quagsire no nível 30 com Water Absorb e Thief.
acidentalmente subi o nível do meu para 31 xd
0654ab1fd4a04c82f069c7dca62568eb.png
 
Por Red Shards(Vermelha), Eu provavelmente só farmaria Heart Scales na localização acima já que seria uma forma de conseguir um lucro extra.
Link to comment
Lucrando no GTL
Esse método é bom porque você consegue fazer dinheiro enquanto está ausente. Você basicamente só precisa pesquisar por compras lucrativas o tempo todo e depois listar elas um pouco mais caro do que estavam, elas talvez não vendam de cara, mas eventualmente irão e você ganhará dinheiro sem precisar fazer nada.
 
Requisitos
Você precisará de um pouco de pokéyen, eu recomendaria pelo menos 100k.
 
Meu Método
Eu gosto de comprar Pokémons baratos(normalmente abaixo de 10k) que eu acredito que posso lucrar deles porque é menos arriscado e eu não me importo em esperar eles a vender já que não me custaram muito.
1. Eu procurarei no GTL por 25+/25+/25+/X/25+/X e 25+/X/25+/25+/25+/
Spoiler

73a2cfd1a94957a08a34ed0d8fe397df.png

 

089f6aadaab6d75a83ed8b79b339f84b.png

2. Coloco as listagens em  'Preço Mais Baixo'

Spoiler

2f9d02c09f9b8336f1895118c87fbece.png

3. Instantaneamente eu vejo esse Rhyhorn, o qual é uma boa compra. Tem bons IVs e é macho, o que significa que é um breeder. Rhyhorn é Monster/Field o qual também é um ótimo Egg Group para breed. Tudo isso por somente 1,7k e isso venderá por 20-25k. Claro, vai demorar um tempo para que venda, mas só me custou 1,7k então praticamente não estou perdendo nada.

 
d9f39f8deafd89bb7f0d1415a23381f3.png
 
Aqui está outra compra, esse Psyduck. É macho então é um breeder, ele tem uns IVs meio okay, não tão bom quanto o Rhyhorn porque você geralmente gostaria que o Ataque Especial ou Ataque fosse um pouco mais alto que 28+, a parte boa é que esse Psyduck tem 24 em Ataque e 26 em Ataque Especial, e já que é um breeder do egg group field(campestre) não é tão ruim para alguém que vai breedar um Arcanine por exemplo. Eu listaria esse em torno de 10-15k.
6dcc2d04ee2fbaf95cdfd632fc26f24d.png
 
Mantenha em mente que enquanto eu escrevia esse guia tive a sorte de encontrar 2 boas compras. Nem sempre você encontrará coisas lucrativas para comprar, mas tem Pokémons sendo listados a todo momento, então continue checando ocasionalmente.
 
 
Como saber o que comprar? E como avaliar?
Bem, isso requer um pouco de experiência no cenário competitivo, já que a maior parte das coisas que você está comprando são para breedar Pokémon comp.
 
Uma coisa que vale a pena saber, normalmente Pokémons macho são melhores porque eles são breeders e geralmente vendem mais fácil. Se são machos, certifique-se de checar seu egg group e veja se existe algum pokémon no egg group que alguém compraria aquilo para breedar. Fêmeas são boas se aquele Pokémon é usável no meta e usa todos os IVs que você procurou, por exemplo, se você compra uma Rhyhorn fêmea com 25+/X/25+/25+/25+/X  isso seria ruim, porque Rhyhorn não usa Ataque Especial, se fosse macho, seria um breeder e isso não importaria. Se a Rhyhorn tinha 25+/25+/25+/X/25+/X e era fêmea, se estivesse abaixo de 10k era uma boa troca já que você poderia breedar um bom Rhydon com ela.
 
Quando for vender, é um pouco complicado avaliar, mas você deve fazer uma suposição educada. O quão bom os IVs são? Como eu disse o Ataque Espcial e Ataque são importantes e são mais desejados se são 28+. É macho ou fêmea? Isso faz diferença no preço. Outra coisa importante, se for macho, qual o egg group daquele Pokémon, um exemplo seria o egg group Bug, está lotado de Pokémons decentes que usam o IV de Ataque e nenhum(que é usado no meta) usa Ataque Especial, então quando for lidar com o egg group Bug você só precisará de IVs de Ataque, não de Ataque Especial... Isso é só um exemplo.
 
Geralmente eu só posto eles por algo próximo a 50k, mas eu diria que algo próximo de 30k-75k é bom(talvez até mais se for muito bom).
15c326f67e74da1f4bb9ed3c4e37e446.gif
Não crie expectativas de que eles venderão instantaneamente, porque isso não acontecerá. Alguns dias pode ser que nenhum dia, outros pode ser que todos vendam.

 

Link to comment
  • 1 month later...
Berry Farming
Primeiramente, um grande obrigado a LuciusTellus & ShadowGary por me dar a permissão de usar suas fotos.
 
Lista de guias úteis para farmar Berries(Em Inglês): 
Não tenho certeza se estão atualizadas, mas dão uma boa ideia de como funciona.
 
Resumindo
Spoiler
  1. Compre Harvesting tools(Ferramentas de Colheita) na loja de flores da rota 104 de Hoenn.
  2. Colha as berries para obter sementes usando a Ferramenta de Colheita
  3. As berries que vão nascer dependem da combinação de sementes
  4. Plantar sementes da forma mostrada abaixo
  5. Regar elas assim que ficarem com 1 gota de água(normalmente demora entre 7 horas pra ficar de 5 a 1 gotas)
  6. Cada espécie tem um tempo diferente de crescimento, se passar o mouse em cima da Berry que vai ser produzida pode checar o seu tempo até estar completa.
  7. Colha suas berries quando elas terminarem de crescer.
 
Introdução
Primeiramente, nos precisamos obter sementes, existem vários tipos de sementes e você pode usar várias combinações diferentes nos espaços de plantio, os quais são localizados em três diferentes áreas de Hoenn (Update: Você pode encontrar locais de plantio em Driftveil próximo do Aeroporto e no Abundant Shrine em Unova). Cada planta floresce depois de um certo período de tempo caso não morra porque não foi regada ou porque foi inundada. É importante citar que caso a planta não seja colhida muito tempo depois de que já está totalmente crescida, ela vai começar a perder seus frutos e eventualmente vai morrer, então tente colher a planta o mais rápido possível depois que crescida.
 

Fatos Importantes

  • Você pode passar o mouse sobre as berries para ver muitas informações importantes, como a combinação necessária e o tempo de crescimento da planta.Se você não tem a berry pode checar no GTL
  • IMPORTANTE: Certifique-se de checar o tempo necessário para a berry estar totalmente crescida, e calcular quando o processo vai estar terminado. Não tem sentido plantar suas sementes sabendo que elas só vão nascer no meio da madrugada... Tente fazer com que elas estejam maduras em um momento acessível para você colher.
 
Localizações
Rota 104:
Spoiler

b9668bf69b508da354f55b20d787fac6.png

 

Rota 120:
Spoiler

e6f214b3fb30f70b2117e3eb53c39839.png

 

Rota 123:
Spoiler

fe1d3ae9ee3dfcb376c85bfaa51e7424.png

 

O que é a Ferramenta de Colheita e onde posso encontrar-la?
A Ferramenta de Colheita é necessária para colher as berries e obter sementes. Toda vez que você usar uma Ferramenta de Colheita na berry, ela vai ser consumida, deixando você com sementes em troca. Você pode comprar elas na loja de flores da rota 104. Como na imagem no spoiler abaixo.
Spoiler

31b8d04e3e3cda1b1e8225dba882bd7c.gif

 
Como posso obter sementes?
  • A mehor maneira de obter sementes é na opção "Colher Sementes" quando você clica em uma berry na sua bolsa. Cada tipo de berry te dá sementes diferentes.

           TKti7zk.png

  • Você pode comprar sementes do GTL quando o preço estiver bom. Qualquer semente abaixo de 1k é um bom preço eu acho, mas não compre muitas sementes picantes porque elas são fáceis de conseguir.
  • Você pode obter sementer usando Pickup, mas elas não são muito comuns e normalmente não vale a pena.
  • Trocar sementes com outros jogadores é uma boa ideia, cheque meu tópico de troca de sementes se precisar. Clique aqui para ir ao tópico de troca de sementes.

 

Tipos de sementes

(tradução do lado direito)

7tJ6WY9.png

 

Plantando sementes para colher sementes

Valor da Semente "Muito" = 2

Valor da Semente normal = 1

Se você precisa plantar uma planta como a Rawst Berry, no qual necessita de 3 Amargas, você pode usar x1 Muito Amarga + x1 Amarga ou 3x Amarga. É o mesmo, algumas vezes você vai precisar usar as Sementes normais mais do que as "Muito", e você não vai querer gastar as 3 Sementes normais toda vez, quando você usa sementes para colher sementes, você recebe muito mais de retorno, então com certeza vai valer a pena fazer isso para pegar suas sementes.

 

Use essas combinações para farmar suas sementes:

Plante 3 Sementes Amargas = Rawst Berry no qual pode colher Sementes Normais & Muito Amargas

Plante 3 Sementes Secas = Chesto Berry no qual pode colher Sementes Normais & Muito Secas

Plante 3 Sementes Azedas = Aspear Berry no qual pode colher Sementes Normais & Muito Azedas

Plante 3 Sementes Picantes = Chari Berry no qual pode colher Sementes Normais & Muito Picantes

Plante 3 Sementes Doces = Pecha Berry no qual pode colher Sementes Normais & Muito Doces

 

Plantando Sementes por Berries(Lucro)

Existem muitas berries nas quais você pode plantar, mas existem berries especificas que dão mais lucro do que outras.

 

Leppa Berry = x1 Semente Amarga, x1 Semente Doce, x1 Semente Muito Picante

Spoiler

Leppa's são ótimas porque são muito utilizadas por jogadores que usam muito o move Sweet Scent para caçar hordas. Elas são provavelmente as berries mais desejadas então normalmente vendem mais rápido em um bom preço. A combinação não é muito complicada de se conseguir e elas demoram 22 horas para crescer completamente, o que é bom porque te dá uma colheita por dia, e também nascem em um horário parecido no que você plantou no outro dia, possibilitando a colheita rápida. 

 

Pomeg Berry = x1 Muito Picante, x1 Picante, x1 Amarga

Kelpsy Berry = x1 Muito Seca, x1 Seca, x1 Azeda

Qualot Berry = x1 Muito Doce, x1 Doce, x1 Picante

Hondew Berry = x1 Muito Amarga, x1 Amarga, x1 Seca

Grepa Berry = x1 Muito Azeda, x1 Azeda, x1 Doce

Tamato Berry = x1 Muito Doce, x1 Picante, x1 Seca

Spoiler

Essas são as berries pare reduzir os EV, as quais são importantes para jogadores competitivos. Elas são compradas constantemente e normalmente são mais caras do que Leppa's. Elas não vendem tão rápido quando as Leppas, e demoram mais para ficarem prontas, 36 horas, mas a parte boa dessas é que necessitam de sementes "Normais" e "Muito" do mesmo tipo, e uma semente adicional de outro tipo, então farmar sementes para fazer dessas é muito mais fácil e consume menos tempo.

 

Lum Berry = x1 Muito Picante, x1 Muito Seca, x1 Muito Doce

Spoiler

Elas são desejadas e um pouco caras, mas elas necessitam de um monte de sementes "Muito" e demoram um longo período de 48 horas até ficarem prontas, mas a colheita é um pouco maior do que as berries citadas acima.

 

Sitrus Berry = x1 Muito Azeda, x1 Muito Amarga, x1 Muito Doce

Spoiler

Elas demoram 32 horas para crescer e necessitam de muitas sementes "Muito", elas não são tão desejadas porque são usadas principalmente no tier Doubles, o qual não é tão popuar, eu só faria dessas caso você veja que estão com um preço alto no GTL, mas não invista muito nelas, já que são complicadas de vender.

 

Leichi Berry = x1 Muito Picante, x1 Muito Doce, x1 Seca

Salac Berry = x1 Muito Azeda, x1 Muito Doce, x1 Amarga

Petaya Berry = x1 Muito Picante, x1 Muito Amarga, x1 Azeda

Spoiler

Essas são usadas ocasionamente no competitivo, então elas vão vender, mas não tão rápido quanto as outras acima. Elas demoram 72 horas para crescer e seus requisitos de sementes não são pouca coisa. Com isso dito, você consegue uma colheita enorme dessas, entre 16-18 berries de cada planta, então essas podem definitivamente ser boas caso você não goste de plantar berries constantemente.

 

Regando Suas Berries

CltjLXa.png

 

A cada 7 horas é bom caso queira o receber o máximo de berries das plantas, mas elas podem durar até 12 horas sem água. O seu rendimento começa a diminuir assim que a planta estiver sem nenhuma gota de água, ou quando as 5 gotas estiverem piscando, indicando que o solo está inundado. A maneira mais eficiente de regar as berries é quando só tem 1 gota de água sobrando, já que não corre risco de inundar e você pode gastar seu tempo em outras coisas enquanto ela fica seca de novo.

 

Certifique-se de registrar seu Wailmer Pail em um atalho para fazer os diálogos ficarem mais rápidos!

oBmdIU6.png

 

Pó de Fruto

Você pode clicar nas suas berries e esmagar elas para fazer Pó de Fruto, o qual é um ingrediente para fazer os desejados PP UP/MAX, que são muito utilizados por jogadores competitivos. Algumas vezes é melhor vender suas berries porque você consegue mais lucro, mas se a berry não vende bem ou não vale a pena colher alguma semente dela, você pode esmagar-las.

Link to comment
Alt Running
Usar alts para lutar contra NPCs é uma forma decente de fazer cash e adquirir um monte de suprimentos que você pode vender ou manter. Não só isso, mas você vai ter outra alt para farmar as ilhas caso deseje começar em Kanto. Eu acredito que Hoenn tem um lucro maior no geral, mas Kanto te da uma conta nova para fazer runs nas ilhas, então você deve escolher dependendo no que quer fazer depois. 
 
Aqui estão algumas guias feitas por Forfiter que explicam tudo o que você precisa saber sobre Alt Run (Em inglês).
 
Farm de Ditto
O farm de Ditto pode te dar um bom dinheiro, mas requer muita sorte para lucrar muito, de qualquer forma você sempre vai lucrar. Eu acho muito divertido e o GTL é uma plataforma muito boa e fácil de usar para vender os seus Dittos sem muitos problemas. Certifique-se de manter os Dittos 1x31s para vender-los por 10k-20k cada, levando em conta toda a soma, eles te dão um bom lucro enquanto você ainda tem a chance de encontrar Ditto's melhores para vender por preços absurdos.
 
Por ser alguém que farmou MUITOS Dittos, posso garantir que essa guia tem tudo o que você precisa saber sobre o farm de Ditto (Em inglês)
 
 
Farm de Lucky Egg
Bem.. Esse aqui você entende só pelo nome, depende totalmente da sorte, com isso dito, se você encontrar um Lucky Egg pode vender ele por um preço absurdo. Também é muito bom de se fazer quando você quer descansar e ouvir alguma música.
Localização
Vá para o Safari de Fuchsia e siga a imagem abaixo. Certifique-se de trazer um Pokémon com Surf!
P6qzsjt.png
Método
Simplesmente comece encontrando a área acima, fuja de tudo ao menos que seja uma Chansey, quando encontrar uma Chansey o melhor método de se capturar uma é simplesmente jogando Pokebolas. Não tente fazer o truque do repel aqui, porque não vai funcionar. Porém Chansey é um encontro raro no Safari e muito complicado de se capturar. Não só isso mas a chance de encontrar um Lucky Egg não é lá essas coisas, então boa sorte em conseguir aquele ovo.
 
Breedando Pokémons Para Vender

Outro método alternativo de fazer dinheiro é breedando Pokémons competitivos e vendendo eles por um lucro, entretanto, alguns pokémons são melhores de breedar do que outros. Antes de breedar você precisa ter certeza que aquele resultado vai te trazer um lucro, certifique-se de upar os EVs e colocar o pokémon no level 50 para maximizar seu lucro. Aqui um link atualizado em inglês com os pokémons mais usados no competitivo.


Breedar requer não somente um monte de Everstones e Braces, mas também requer tempo. Certifique-se de por em conta o quanto de tempo que você perdeu pra breedar o pokémon e fazer uma estimativa de o quanto você poderia ter farmado usando outro método. Claro, mesmo que você não faça o mesmo tanto de dinheiro, você talvez prefira breedar, então nesse caso é um lucro de qualquer forma.

 

Link to comment
  • 2 years later...
  • 1 year later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.