Jump to content

[PT] Guia #3: Os papéis defensivos de cada criatura


Recommended Posts

329114.thumb.jpg.4ee182c2dc7246f2118f7d828015f0db.jpg

 

Imagem: Fonte Desconhecida - Ajude a descobrir de quem ela é

 

 

Créditos

Quero agradecer o pessoal da IGNBrasil que criou (originalmente) este guia. Mas como a "meta" do PokéMMO é um pouco diferente, vai ter muita edição minha (CommanderBlue) nessas 3 postagens. Então, vamos ao que interessa?

 

Parte 1 e 2

Se você caiu de paraquedas nesse post, saiba que temos a Parte 1 e 2 disponíveis pra você que está começando a explorar o competitivo do jogo.

 

 

 

 

Entendendo os diferentes papéis de cada criatura

O primeiro passo para entender as batalhas competitivas de Pokémon é saber a especialização que cada monstrinho de sua equipe pode ter. Tendo em vista a complexidade do jogo e da variedade de personagens e suas construções, tenha em mente que os papéis apresentados a seguir não são necessariamente um "camisa de força" para suas criaturas, afinal elas podem desempenhar cada uma destas funções em maior ou menor grau, as vezes até duas ao mesmo tempo. De qualquer forma, você precisa conhecer a função de cada uma delas, que são:

 

  • Lead
  • Sweeper
  • Tank
  • Wall
  • Stallbreakers
  • Wallbreaker

 

Para que os assuntos sejam abordados em maior profundidade, neste guia focaremos inicialmente nos papéis defensivos, ou seja, Wall, Wall Breaker e Stall Breaker.

 

Wall

Uma referência direta em inglês a palavra "parede", as walls são Pokémon cujo objetivo é absorver ataques físicos (physical wall) ou especiais (special wall), ou as vezes até ambos (mixed wall) de forma efetiva e consistente durante todo o curso de uma batalha. Geralmente estas criaturas possuem capacidades ofensivas pífias. Por conta disso, seu conjunto de movimentos geralmente focam em dar auxílio (support) outros monstrinhos de sua equipe, ou então para infligir dano indireto (stall).

 

Physical Wall com Stall

 

capture-20191115-093622.png.d62b801b2696bc3390e45533f3e11655.png

Imagem: Smogon.

 

Possuindo uma das melhores defesas do jogo, graças a sua combinação de stats e tipagem, Skarmory é capaz de aguentar praticamente qualquer ataque físico que não seja Tipo Elétrico ou Fogo sem problemas. Para estes, este monstro ainda é capaz de responder a altura com um belo Counter, que provavelmente derrubará seu inimigo em apenas 1 hit. Não bastasse isto, seu acesso a Spikes e Whirwind ainda o permite espalhar dano indireto pela equipe adversária com relativa tranquilidade, o que é reforçado ainda mais caso você opte pelo uso do item Rocky Helmet.

 

Special Wall com Support

 

blissey_htd3.jpg.5a38757ce069a06a9fe38c74556da21d.jpg

Imagem: Smogon.

 

Dona do maior stat de HP de todo o jogo e ainda possuindo uma Special Defense de dar inveja, Blissey é uma wall absurdamente eficiente, capaz de aguentar até mesmo golpes do Tipo Lutador sem problemas, desde que sejam especiais. Além disso, este Pokémon também tem acesso à diversos movimentos de support, inclusive Heal Bell, o que a permite também desempenhar o papel de Cleric.

 

Wall Breaker

Criados com o propósito de derrubar Pokémon defensivos, Wall Breakers são uma espécie de forma de se defender da defesa adversária. Seu objetivo é claro e simples: quando seu oponente uma wall, jogue seu "quebra-parede" em cima dele. Na maioria dos casos, este tipo de criatura se aproveita da pouca utilidade ofensiva de seus oponentes para fazer setup e adquirir um poder de ataque tão alto que é capaz de passar feito um rolo compressor por cima até dos monstros criados para o propósito de defender. Mas também existem aqueles fazem uso de outras estratégias, afinal toda regra tem sua exceção.

 

capture-20191115-094435.png.47fb69fd37bc12e8ca83fd191ec68555.png

Imagem: Smogon.

 

Com uma bom tipo defensivo e a mortal combinação de acesso a habilidade Huge Power e Belly Drum, Azumarril consegue em apenas 1 rodada elevar seu ataque físico para valores catastróficos. Combine isso com um golpe de prioridade que ainda recebe dano extra pelo seu Tipo Água e você tem um wall breaker que, após tirar sua parede da frente, ainda é capaz de varrer equipes inteiras como um verdadeiro setup sweeper.

 

Stallbreaker

Uma vez que muitas walls são conhecidas pelo belo arsenal de golpes de dano indireto, é claro que também haveria toda uma categoria de criaturas destinada a colocar em cheque todo este stall, os chamados stall breakers, Geralmente estes Pokémon são munidos de golpes que limitam os que podem ser utilizados pelos seus oponentes (como Taunt e Encore), ou mesmo tem acesso a certas imunidades que por si só podem mandar por água abaixo a estratégia adversária.

 

capture-20191115-095353.png.53f5abade965c09ca84a5f46791a9225.png

Imagem: Smogon.

 

Gliscor tem uma capacidade de encerrar o stall adversário da forma com que a maioria dos Pokémon defensivos só podem sonhar. Seu incrível Tipo Terra / Voador o permite ser imune a Spikes e Toxic Spikes enquanto leva apenas um dano neutro de Stealth Rock. Além disso, sua habilidade Poison Heal o permite segurar um Toxic Orb e recuperar mais HP por rodada do que com o uso de Leftovers, sem falar que isso também faz com que Facade cause o dobro de dano e ele ainda se torne imune a golpes de status. Um dos sets mais bem planejados de todo o jogo.

 

Características secundárias

Além dos papéis já citados anteriormente, muitos Pokémon também podem ter características secundárias. Apesar delas não precisarem obrigatoriamente estar associadas às criaturas defensivas, as mais comuns encontradas nelas são:

 

  • Phazer
  • Defogger / Spinner


Entenda então o que cada uma significa:

 

Phazer

capture-20191115-095856.png.6cf53388a103145d80d7c1b0edfc896c.png

 

Phazers são Pokémon que possuem em seu conjunto de golpes movimentos que forcem a retirada do personagem adversário, entre eles Dragon Tail, Roar, Whirlwind e, de certa forma, Yawn e Perish Song. Geralmente são utilizados para para barrar setup sweepers, bem como explorar ao máximo as entry hazards (caso sua equipe faça um uso pesado delas).

 

Defogger / Spinner

capture-20191115-100107.png

 

Dada a incrível vantagem trazida pela utilização de entry hazards (Steath Rock, Sticky Web e por aí vai), possuir Pokémon com a capacidade de remove-las passou a ser tão ou até mais importante do que ter uma criatura que as coloque em campo. É justamente por isso que monstrinhos que possuam Defog ou Rapid Spin acabaram recebendo uma "classificação própria", podendo muitas vezes ser o pilar central de equipes de girem em torno de sweepers como Mega-Charizard (X ou Y) e Volcarona.

 

Temos que pesquisar!

Se você quiser se aprofundar um pouco mais em algum dos assuntos trabalhados nesta matéria, sugerimos que você pesquise os seguintes termos:

 

  • Cleric
  • Dual Screener

Veja as outras partes

 

 

Link to comment
  • 1 year later...

Bela Explicação, amei o guia. 

Porem, tem que lembrar que pokemon Support, não pode ser encaixado como wall.
Apesar de usar de Spreads Defensivos na maioria dos casos, a função não é ficar tankando e causar dano indireto ao oponente(Status Problems e Hazards). A função de Support é apenas setar algo para ajudar o time(O mais usado é Reflect, Light Screen e Defog, mas Tailwind e Heal Bell tambem são viaveis, ou Wish pra curar os ofensivos que dependam de Life Orb) e sair de campo. Já Wall, é usado pra Tankar o tempo inteiro enquanto causa dano indireto, seja via Hazards + Roar/Whirlwind/Dragon Tail, ou via status problems como Badly Poison(Toxic ou Psycho Swift + Toxic Orb) ou Burn(Will-O-Wisp ou Psycho Swift + Flame Orb), Alguns podendo atacar Diretamente(Reuniclus Stored Power + Calm Mind + Iron defense). 

Normalmente support pokemons não vem equipados com movimentos de Dano Indireto, e sua defesa treinada é apenas para ele tankar por tempo o bastante pra setar o que ele deve setar, ou fazer a função dele, e sair de campo. ou seja, sua função não é tankar 100% do tempo. Um exemplo claro é o Heal Bell Umbreon, ele não é posto em campo visando tankar. Ele só será colocado em campo para usar Heal Bell, Wish caso algum poke ofensivo da equipe esteja precisando ser curado, e sai de campo. Alguns pokemons Support podem até fazer papel ofensivo caso precise(Rotom, Forma Mow e Wash, estão ai pra dar o Exemplo)

Já o Stall são pokemons equipados com moves pra causar dano Indireto, e algo pra se curar caso precise, sendo separados em Mixed Wall(Defesas Balanceadas), Physical Wall(Wall focado em tankar golpes fisicos) e Special Wall(Wall focado em tankar golpes Specials.), com o objetivo de tankar ate o oponente resolver trocar ou perder o poke pro toxic. Chansey é um exemplo, a chansey quando posta em campo, é pra tankar. Toxic permite causar dano indireto consideravel ao oponente, Seismic Toss pra causar dano fixo de 50 HP, e tambem pra evitar struggle direto em caso de taunt, Teleport pra sair caso um pokemon capaz de acabar com ela entre em campo, e Softboiled pra encher o saco se curando

Edited by caioxlive13
Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.