Jump to content

[PT] Guia #2: Os Papéis Ofensivos De Cada Criatura


Recommended Posts

Se você já terminou o modo história das 3 regiões (disponíveis no momento) já deve ter se dado conta que acaba não sobrando muita coisa para se fazer no jogo, não é mesmo? Então que tal aprender mais sobre o competitivo? Tá cansado de ficar de fora das conversas do chat Global e do Time? Então embarca comigo nessa série de 3 postagens que vão lhe ensinar tudo o que você precisa saber pra embarcar de vez no PvP do jogo e mostrar sua verdadeiras habilidades em batalha.

 

 

d819b4d83eb768a6d26b30c5845484ef_4n7d.thumb.jpg.71d98c1492b8198e2f9abadc33562849.jpg

Imagem: Sa-Dui / DeviantArt

 

 

Créditos

Quero agradecer o pessoal da IGNBrasil que criou (originalmente) este guia. Mas como a "meta" do PokéMMO é um pouco diferente, vai ter muita edição minha (CommanderBlue) nessas 3 postagens. Então, vamos ao que interessa?

Parte 1

Se você caiu de paraquedas nesse post, saiba que temos a Parte 1 disponível pra você que está começando a explorar o competitivo do jogo.

 

 

Nesta parte 2, serão apresentados os papéis principais ocupados pelos monstrinhos em uma equipe competitiva, vendo em maior profundidade (e com exemplos!) aqueles que desempenham funções ofensivas. Na próxima parte (#3), serão discutidos os papéis defensivos, completando assim uma apresentação de todas as principais construções de Pokémon encontrados no multiplayer.

Entendendo os diferentes papéis de cada criatura

O primeiro passo para entender as batalhas competitivas de Pokémon é saber a especialização que cada monstrinho de sua equipe pode ter. Tendo em vista a complexidade do jogo e da variedade de personagens e suas construções, tenha em mente que os papéis apresentados a seguir não são necessariamente um "camisa de força" para suas criaturas, afinal elas podem desempenhar cada uma destas funções em maior ou menor grau, as vezes até duas ao mesmo tempo. De qualquer forma, você precisa conhecer a função de cada uma delas, que são:

  • Lead
  • Sweeper
  • Tank
  • Wall
  • Stallbreakers
  • Wallbreaker

Para que os assuntos sejam abordados em maior profundidade, neste guia focaremos inicialmente nos papéis ofensivos, ou seja, Lead, Sweeper e Tank. sendo na próxima edição serão discutidos os defensivos. Então vamos começar!

Lead

Como o próprio termo indica, o lead é o Pokémon que possui como função principal liderar a sua equipe, sendo o primeiro a entrar na batalha. Eles podem desempenhar diversas funções diferentes, sendo três delas as mais comuns: attacking lead, setup lead e anti-lead. Vejamos cada uma delas:

Attacking Lead

O attacking lead é um líder que (veja só) tem como objetivo principal já começar a partida impondo uma grande pressão ofensiva, com ataques bem fortes.

 

Attacking%2BLead.jpg

Imagem: Smogon.

 

Com seus stats de ataque altos e sua grande velocidade, Darmanitan é capaz de jogar uma bomba nuclear nos adversários de forma muito rápida, muitas vezes matando aqueles com menor defesa (o caso de muitos leads rivais) antes mesmo que eles tenham tempo de efetuar qualquer movimento. Com acesso a golpes de poder absurdo (como Flare Blitz e Superpower) e uma grande variedade de tipos, poucos inimigos conseguem resistir ao seu arsenal.

Setup Lead

Este tipo de lead tem como objetivo principal realizar movimentos que, ao invés de causar dano direto, tornem o ambiente da batalha mais favorável para sua equipe. Eles podem fazer isso pelo uso das chamadas entry hazards como Stealth Rock e Spikes, pelo uso de golpes que envenenem ou coloquem o oponente para dormir, ou mesmo que melhorem o os stats de sua equipe, como aplicar Tailwind, ou diminuir os dos adversário, utilizando Sticky Web, por exemplo.

 

smeargle_ekqw.jpg.7c384c0fec46a283f8ef3937d9dd56f2.jpg

Imagem: Smogon.

 

Com uma capacidade única de aprender qualquer golpe do jogo, Smeargle se torna um ótimo setup lead. O Focus Sash lhe permite não ser abatido em um único hit de seu adversário, possibilitando a utilização de Spore para deixar seu inimigo dormindo, lhe dando tempo para colocar em campo Stealth Rock ou Sticky Web, o que você julgar mais necessário. Dependo do lead de seu oponente, também é possível usar Taunt e impedir que ele faça seu setup, sem ao menos gastar seu Focus Sash e permitindo que se use o Smeargle novamente mais tarde. A única coisa, porém, é que é preciso ter em mente que após os primeiros turnos de setup, este pokémon provavelmente estará morto ou se tornará inutilizável.

Anti-Lead

Por mais estranho que possa parecer, ter um lead criado exclusivamente para combater outros leads pode ser algo bem viável em Pokémon, sendo este o caso dos anti-leads. Geralmente munidos que alguma estratégia secundária, este tipo de monstro é ideal para equipes que tenham dificuldade de achar uma abertura no adversário para começar a executar a sua estratégia.

 

Anti%2BLead.jpg

Imagem: Smogon.

 

Como exemplo de anti-lead equilibrado, temos Whimsicott. Com acesso à habilidade Prankster, que confere prioridade a todos os seus golpes que não causam dano direto, este é um Pokémon que pode se encaixar na maioria das equipes. Um Taunt com prioridade pode ser usado para "desligar" na hora a grande maioria dos outros setup leads, enquanto Stun Spore (também com prioridade) tem a confortável capacidade de cortar pela metade a velocidade do adversário. Por fim, mesmo que nenhuma das opções anteriores funcione contra seu rival, ainda é possível fazer uso do U-Turn, para atacar e selecionar outro Pokémon para absorver o ataque do adversário.

Sweeper

Sweeper é o tipo de Pokémon mais ofensivo de todo o jogo. Como o próprio termo em inglês se refere, seu objetivo principal é literalmente "varrer" a equipe adversária para o buraco. No geral, estas criaturas são caracterizadas por altíssimos valores de velocidade e ataque (seja físico, especial ou até ambos) e se enquadram em dois grupo principais: as "puras" e aquelas que precisam de alguma(s) rodada(s) de setup para começar a varrer.

Sweeper "puro"

Entram nesta categoria Pokémon que naturalmente já possuem valores altos de ataque e velocidade, geralmente derrotando a maioria dos outros personagens em apenas um ou dois golpes.

 

Sweeper%2BPuro.jpg

Imagem: Smogon.

 

Mienshao possui uma excelente velocidade, que apenas Pokemon extremamente velozes podem superar. Seu status de ataque correspondem ao do poderoso Heracross, mas seu STAB, High Jump Kick, é mais forte que o Close Combat, o que significa que Mienshao supera Heracross. Para tornar as coisas ainda melhores, a habilidade Regenerator garante que Mienshao recupere parte do HP toda vez que for substituído por outro Pokémon.

Setup Sweeper

Entram nesta categoria Pokémon que, apesar de não possuírem "naturalmente" as qualidades necessárias para um bom Sweeper, geralmente são capazes de as alcançar com um ou dois buffs. Desta forma, além do ataque e velocidade altos, estes monstrinhos geralmente ainda carregam alguma outra característica interessante, como uma boa defesa, boa tipagem ou até alguma habilidade diferenciada.

 

 

Scizor.jpg

Imagem: Smogon.

 

Com um tipo excelente (1 imunidade, 8 resistências e apenas 1 fraqueza) e Attack e Defense altos, Scizor vê em sua baixa velocidade seu único problema para varrer times inteiros. A sua solução encontrada, porém, é por meio do uso de golpes de dano baixo mas com prioridade (Bullet Punch), compensados por uma enorme força bruta, utilizando Swords Dance como setup. Para completar, a sua boa defesa ainda é reforçada pelo seu acesso à Roost, viabilizando ainda mais a sua presença tanto em equipes defensivas como ofensivas.

Tank

Indo na contramão da maioria dos jogos competitivos que vemos por aí, os personagens tanques no mundo de Pokémon possuem um papel ofensivo. Diferentemente dos sweepers, criados para acabar de maneira rápida e precisa com os seus rivais, estes Pokémon possuem capacidade de infligir danos relativamente altos ao mesmo tempo em que podem aguentar dois ou as vezes até três hits de seus oponentes.

 

Tyranitar.jpg

Imagem: Smogon.

 

Possuindo bom tipo defensivo (com resistências importantes como FIre, Normal, Ghost e Dark), stats sólidos e acesso a vários dos melhores golpes do jogo, Tyranitar pode ser uma verdadeira caixinha de surpresa no universo competitivo. Com suas defesas boas e ataque físico respeitável, este Pokémon é capaz de aguentar diversos hits especiais e ainda retalhar tanto pelo lado físico ou especial (já vi Tyranitar com Flamethrower pra surpreender Ferrothorn).

 

Sua habilidade Sand Stream é um dos fatores principais de sua usabilidade. Graças à ela, sua defesa especial dobra toda vez que entra em uma batalha. Além disso, outros Pokémon podem se beneficiar da Sandstorm causada por ele, como Excadrill, por exemplo.

Características secundárias

Além dos papéis já citados anteriormente, muitos Pokémon também podem características secundárias. Apesar delas não precisarem obrigatoriamente estarem associadas às criaturas ofensivas, as mais comuns encontradas nelas são:

  • Pivot
  • Revenge Killer
  • Glass Cannon

 

Entenda então o que cada uma significa:

Pivot

thug-8bcd55-819448_gcpt.jpg.c0bcb19e76dea38cf451f3a3426ae71b.jpg

Imagem: FunnyJunk.

 

Como era de se esperar, o papel de um pivô dentro de Pokémon é garantir uma entrada em campo segura para outro mostro de sua equipe. No caso específico do game, "pivotar" é jogar uma criatura que coloque em cheque a adversária, forçando seu rival a trocar de personagem para que assim (sem que ele ataque), você possa colocar outro membro de sua equipe de forma segura na batalha. Dependendo da "malandragem" do jogador, o bom uso de um pivô pode significar uma vitória ou derrota em uma batalha, mesmo em condições de inferioridade.

Revenge Killer

aerodactyl-contest-entry-by-reaper-neko-d312zyh_cbpu.png.9d4f1f415d0d40d5264068248840b9cb.png

 

Imagem: reaper-neko / DeviantArt.

 

Literalmente "assassinos vingativos", os revenge killers são Pokémon jogados imediatamente após a queda um companheiro para derrotar o oponente que ficou enfraquecido pelo combate. Geralmente são criaturas com velocidades altíssimas ou com stats de ataque enormes e acesso golpes com prioridade, tudo para finalizar o adversário de forma ilesa.

Glass Cannon

 

Swellow_2d3776_479027.jpg.93beac3d0ed8e11a304a24505abfb63d.jpg

 

 

Se você levar em consideração que a tradução literal do termo é "canhão de vidro", ele até que é bem autoexplicativo. Utiliza-se este termo para determinar Pokémon cujas capacidades ofensivas são boas mas que, por conta de suas defesas pífias, podem ser facilmente abatidos.

Temos que pesquisar!

Se você quiser se aprofundar um pouco mais em algum dos assuntos trabalhados nesta matéria, sugerimos que você pesquise os seguintes termos:

  • Late game Sweeper
  • Suicide Lead
  • Priority Moves
  • Entry Hazards

Veja as outras partes

 

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.