Jump to content
Sign in to follow this  
CommanderBlue

[PT] Guia #1: Como Criar Um Monstrinho Poderoso

Recommended Posts

Image result for pokemon battle

 

 

 

Se você já terminou o modo história das 3 regiões (disponíveis no momento) já deve ter se dado conta que acaba não sobrando muita coisa para se fazer no jogo, não é mesmo? Então que tal aprender mais sobre o competitivo? Tá cansado de ficar de fora das conversas do chat Global e do Time? Então embarca comigo nessa série de 3 postagens que vão lhe ensinar tudo o que você precisa saber pra embarcar de vez no PvP do jogo e mostrar sua verdadeiras habilidades em batalha.

 

Créditos

Quero agradecer o pessoal da IGNBrasil que criou (originalmente) este guia. Mas como a "meta" do PokéMMO é um pouco diferente, vai ter muita edição minha (CommanderBlue) nessas 3 postagens. Então, vamos ao que interessa?

Como funcionam os atributos de um Pokémon?

Uma vez que este guia se destina a aqueles que desejam se tornar jogadores avançados, não serão explicadas questões básicas como a função de cada atributo (HP, Attack, Defense, etc.), ou mesmo as relações entre os tipos (como o Tipo Água resistir ao Tipo Fogo, por exemplo). Nós nos focaremos em questões mais técnicas.

 

Partindo deste preceito, é preciso entender que existem 4 variáveis que podem determinar as características finais de cada monstrinho, são elas: Base Stats, Individual Values (IVs), Effort Values (EVs) e as Natures. Vamos entender melhor o que elas são:

Base Stats (ou Status de Base)

base_5sz3.png.c8348e35baeae4d2db55453e647e0095.png

Imagem: Bulbapedia.

 

Base Stats são a base de atributos de cada Pokémon e iguais para cada espécie. É ela que determina de fato as principais características de cada monstrinho no jogo.

 

Exemplo: um Pikachu terá Base Stats diferentes de um Charizard, mas todos os Charizards terão os mesmos Base Stats. É possível consultar estes valores pesquisando o os nomes de cada Pokémon em wikis especializadas, como a Bulbapedia.

Individual Values (ou "IVs")

Individual%2BValues.jpg

Imagem: Informações do Pokémon no PokéMMO.

 

São valores pré-determinados no momento do nascimento de um Pokémon e que podem adicionar até 31 pontos a mais em cada atributo do monstrinho. Para as criaturas selvagens encontradas no jogo, estes valores são aleatórios. Já para as criadas pelo jogador (através do breeding), é possível editá-los afim de obter os valores máximos em cada um de seus stats. Juntamente com EVs (Effort Values), eles são responsáveis por determinar os valores finais que vemos quando checamos os atributos de cada monstrinho.

Effort Values ou "EVs"

Effort-Values.jpg

Imagem: PokéDex do PokéMMO.

 

Effort Values são valores adicionados aos atributos no momento em que seu Pokémon derrota um oponente. Quando você derrota um Meowth, por exemplo, seu monstrinho recebe um ponto de EV em Speed. A cada 4 pontos de EV adicionados, 1 ponto será adicionado ao respectivo atributo na hora que o personagem passar de nível. Pokémon diferentes podem entregar mais ou menos EVs em diferentes stats. Para saber mais sobre quais EVs são entregues por cada personagem, é só pesquisar na internet ou na própria PokéDex dentro do PokéMMO. O valor máximo de EVs acumulados por uma única criatura é de 510 e o limite de pontos de EV em um único atributo é de 252.

 

Geralmente, esses 510 pontos são divididos entre os três atributos mais importantes de um Pokémon. Se o seu monstrinho precisa ser rápido e bater forte, colocaríamos 252 pontos de EV em Speed, 252 pontos em a Attack e os outros 4 restante para completar 510 podem ir em um atributo terciário, como HP. Veja o exemplo abaixo:

 

Effort%2BValues%2B2.jpg

Imagem: Informações do Pokémon no PokéMMO.

Qual a maneira mais rápida de treinar EVs?

A maneira mais rápida e viável de treinar EVs é através de hordas de Pokémon.

 

Para começar, você vai precisar de um Pokémon com o movimento Sweet Scent. Sweet Scent irá atrair 5 Pokémon de cada vez (na maioria das rotas) ao custo de 5 pontos de PP à cada uso.

 

Dica: Use um item chamado PP Max ou PP Up para aumentar o número de vezes que você pode usar Sweet Scent do seu Pokémon até chegar no máximo, que é 32 PPs. Levar um estoque de Leppa Berry também ajuda, pois elas recuperam os PPs de Sweet Scent do Pokémon sem ter necessidade de passar no Centro Pokémon.

 

Depois disso você terá que levar um Pokémon que seja o 1º da sua party, o primeiro ao sair da PokéBola toda vez que você encontrar um Pokémon selvagem. Dê preferência para levar um Pokémon com level bem alto e com ataques em área, para que com apenas um ataque você possa derrotar os Pokémon da horda de uma só vez.

 

Dica: Earthquake, Hyper Voice, Surf, Heat Wave, Discharge e Razor Leaf são os ataques em área mais comuns. Você pode escolher aquele que cause mais dano no Pokémon adversário para garantir o OHKO.

 

O próximo passo será colocar o item Exp. Share no Pokémon que você está treinando os EVs. Dessa forma ele receberá os pontos relativos à cada horda que você derrotar.

 

Algumas pessoas usam o item Macho Brace para treinamento de EVs, o que eu não acho que seja muito efetivo, pois apesar do item dobrar o número de EVs recebidos por cada batalha, ele reduz a velocidade do seu Pokémon pela metade. Isso pode fazer com que seu treinamento demore mais e que você seja atacado antes de poder desferir o ataque de OHKO.

 

Dica: Eu sempre levo comigo um Teddiursa (level 100) com os seguintes movimentos:

  • Earthquake - Ataque em área para derrotar os 5 Pokémon da horda ao mesmo tempo;
  • Hyper Voice - Ataque em área (que é STAB) para derrotar os 5 Pokémon da horda ao mesmo tempo;
  • Sweet Scent - Com os PPs no valor máximo

A razão disso é simples. Teddiursa também possui uma habilidade Pickup que faz com que ele "ajunte do chão" itens aleatórios ao finalizar cada horda.

 

O fórum do PokéMMO possui um excelente guia para treinamento de EV em hordas. Apesar de estar em idioma inglês, vale a pena conferir. Lembre que você precisa estar logado em sua conta do fórum para ter acesso ao conteúdo postado lá.

Natures

Natures.jpg

Imagem: Informações do Pokémon no PokéMMO.

 

Natures são características concebidas para cada Pokémon no momento de seu nascimento. Do ponto de vista competitivo, elas podem ter duas características:

 

  1. Não fazer absolutamente nada.
  2. Aumentar em 10% um atributo específico enquanto diminui outro em 10%.

 

As Natures de Pokémon selvagens são aleatórias. Já para as criaturas criadas pelo jogador através de breeding, é possível controlá-las. Falaremos melhor da questão nas próximas matérias.

 

De qualquer forma, as Natures com as quais você deve se importar, bem como seus efeitos, são as seguintes:

 

 

Natures.jpg

Imagem: Ping's PokéDex

Pronto, agora você já tem a base!

blissey_htd3.jpg.edfc35873bc576228999bf55d10e72fe.jpg

Imagem: Smogon.

 

Depois de ler toda esta teoria, agora você já tem a base para entender como funciona a construção de um Pokémon competitivo. Desta forma, se torna simples entender que o Pokémon recomendado acima se trata de uma Blissey com uma Nature do tipo Bold (que aumenta a Defense enquanto diminui o Attack) e que carrega o item Leftovers. Note que os IVs nem chegam a ser citados uma vez que, no competitivo, é um pressuposto básico que eles sejam todos maximizados (ou pelo menos 5 deles).

Temos que pesquisar!

Se você quiser se aprofundar um pouco mais em algum dos assuntos focados nesta matéria, sugerimos que você leia as seguintes postagens:

 

Construção de Equipes Competitivas para Iniciantes

O que são Effort Values (EV) (em Inglês)

Veja as outras partes

Share this post


Link to post

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.