Jump to content

[PT] Construção De Equipes Competitivas (Para Iniciantes)


Recommended Posts

4c36027b61d740239658801ec16e41e1.png
Vamos fazer um pouco de Team Building
 
Creditos: Esta postagem é uma tradução livre de uma postagem que já existe no PokéMMO Forum.
Escrito por: 
 
Olá meus amigos! Eu notei que muitos jogadores estavam tendo problemas em criar equipes competitivas. Especialmente os iniciantes que têm esse problema e suas escolhas acabam sendo copias de equipes vencedoras. Mesmos stats, mesmos ataques, mesmas combinações. Jogar contra um "espelho" é divertido? Eu não gosto disso. Então eu sempre tentei jogar com Pokémon diferentes e meu objetivo era poder usar todos os disponíveis neste jogo.
 
Antes de começar, eu tenho que dizer, este é o meu método pessoal de construção de equipe. Eu nunca ganhei nenhum torneio oficial, então eu não posso dizer que "é perfeito", mas este guia pode ajudá-lo a entender a lógica e talvez você possa melhorar ou desenvolver essas informações para você no futuro.
 
 
No meu team building, existem 3 funções.
1)Guards
2-Walls
3-Strikers , vou começar a explicar do número 3 para 1.
 
3-Strikers: Você pode chamar esses de sweepers também. Esses Pokémon são rápidos ou poderosos. Mas eles são, em sua maioria, frágeis.
 
Eles podem sweepar toda uma equipe, se tiverem metade da vida.
Seu papel é acabar com os inimigos feridos.
 
Exemplos: Sychter, Electabuz, Aerodactyl são opções viáveis.
 
Mas temos um item que se chama "Choice Scarf", que dá +1 de velocidade. Assim, os Pokémons lentos também podem surpreender nesse papel.
Ou "Salac Berry" que tem o mesmo efeito em 25% de hp ou menos.
 
Tipos de Striker:
  • Lentos mas poderosos usando Scarf (Ex.: Heracross)
  • Velozes e poderosos (Ex.: Jolteon)
  • Velozes, não muito poderosos, mas irritantes (Ex.: Electrode)
  • Com moves de prioridade (ExtremeSpeed , Quick Attack, Mach Punch, Fake Out)
 
 Coisas irritantes são: Trick , DestinyBond , Disable, Torment e outros moves parecidos.
______________________________________________________________________________________________
2-Walls: Esses Pokémon conseguem aguentar muitos ataques. Eles tem HP alto e Defesa ou Defesa Especial.
 
Eles podem curar ou recuperar HP, deles mesmos ou de colegas de equipe, ou podem usar ataques de status em seus oponentes, como o Toxic, o Thunder Wave, Glare, Will-O-Whisp, Sleep Powder, etc...
Seu papel é parar os Strikers do oponente.
 
Examplo: Chansey, Kecleon, Tangela, Dusclops são opções viáveis.
______________________________________________________________________________________________
1)Guards: Esses Pokémon são walls secundárias. Sua tipagem deve cobrir as fraquezas da wall.
 
Esses Pokémon não são walls, eles tem auto poder de causar dano, e possuem defesa ou defesa especial e HP altos, mas geralmente possuem velocidade baixa. Examplo: Exploud, Gardevoir, Gyarados etc...
Eles devem ter grande poder de causar dano (ou Choice Band), ou moves de setup (Nasty Plot, SwordDance, DragonDance...)
 
Examplo, Wall Pelipper é fraco contra elétrico e pedra, portanto Donphan é um guard bom para ele.
 
A fórmula para criar um time equilibrado é= A1 + A2 + ( B1 ou B2 ) + (C1 ou C2 )
 
A- Strikers 
  1. Striker Físico
  2. Striker Especial
B- Def Pokes 
  1. Dano Especial-Def Guard + Dano Físico- Def Wall
  2. Dano Físico-Def Guard + Dano Especial- Def Wall
C- Spdef Pokes 
  1. Dano Especial-Spdef Guard + Dano Físico-Spdef Wall
  2. Dano Físico-Spdef Guard + Dano Especial-Spdef Wall
 
Exemplo com Pokémon aleatórios: Chimecho - Relicanth - Primeape - Exploud - Mantine - Mr.Mime
 
Chimecho: Def Guard - Dano Especial (Usuário de Calm Mind)
Relicanth: Def Wall - Dano Físico (Possui Toxic)
 
Exploud: Spdef Guard- Dano Físico (Usa Choice Band)
Mantine: Spdef Wall- Dano Especial (Usa Toxic)
 
Primeape: Sweeper Físico (Life Ball)
Mr.Mime: Sweeper Especial (Choice Scarf)
 
Eeu gostaria de falar algo sobre EVs.
Pontos Base e EVS:
Enquanto eu fazia cálculos nos meus Guards, eu colocava 252 em Attack ou 252 em Sp. Attack pros meus Pokémon com Choice Band, e os outros 252 pontos precisavam ir pra onde? Em alguns casos de alguns Pokémon: 
  • Por exemplo, 50 hp - 100 spdef = Os pontos base de atributos de Hp são menores que os de defesa. > Eu notei que esse Pokémon sofre um dano mínimo se você investir 252 EVs em HP.
  • Por exemplo, 100 hp - 80 def = Os atributos base de Hp são maiores que os de defesa. > Eu notei que esse Pokémon sofre dano mínimo se você investir 252 pontos de EV na defesa.
 
Outras informações;
Todas Walls tem: 252 hp + 252 def ou spdef;
Todos Guards tem: 252 attack ou spatk + 252 def ou spdef & 252 hp, (Alguns Guards que usam ataques de Setup (ex: Swords Dance) podem ter os mesmos EVs que as Walls)
Todos os Strikers tem: 252 attack ou spatk + 252 speed.
 
Essa distribuição de EVs em cada atributo pode mudar em alguns Pokémon devido a diferença de velocidade entre Pokémon na mesma Tier.
 
Com relação ao moveset e EVs, você pode pedir a opinião de outros players também. Mas não aceito qualquer sugestão, faça a pergunta a ele e a si mesmo, "Por que?". Se a pessoa te responder que "velocidade é bom" ou algo similar a isso, não peça a opinião dessa pessoa de novo xD Mas se a pessoa te disser, para superar a velocidade de tal Pokémon, nesse caso está ok, a pessoa sabe o que está fazendo.
 
Mesmo assim, existem muitos players com experiência e conhecimento que jamais chegaram sequer em semi-finais de Tours. Por que? Pois alguns deles não sabem construir times, e quando fazem os move sets pensam da seguinte forma: "Se eu colocar Giga Drain, vou conseguir acabar com o Swampert, se eu colocar Ice Beam, conseguirei acabar com o Flygon". O fato é que você não esta batalhando apenas com 1 Pokémon, você tem 6 Pokés que precisam cobrir as fraquezas uns dos outros.
 
VAMOS JOGAR
  1. Funções. Nesse jogo você pode sofrer dano por ataques físicos e especiais. Você pode ter 6 Pokémon na sua party. 1 Guard e 1 Wall para receberem ataques físicos e 1 Guard e 1 Wall para receberem dano de ataques especiais, e 1 Striker físico e 1 Striker de ataques especiais. Faça seu time de acordo com esses papeis.
  2. Diferentes tipos de dano. Se a sua Wall tem ataques que causam dano físico, o se Guard precisa ter ataques que causam dano com ataques do tipo especial. (Exemplo , Pelipper Surf - Whiscash Earthquake).
  3. Comece o jogo com Guards. O seu Lead deve ser um Guard. Por que? Pois o seu Guard pode sofrer dano de ataques e ainda consegue atacar o oponente causando dano nele também. Ou seja, o Guard pode fazer o papel de um Striker ou de uma Wall.
  4. Pokémon que podem usar ataques físicos e ataques especiais, você pode ter um Raichu com Volt Tackle e Surf. Se esse Raichu tiver 252 EVs de attack, use ele como sendo um Striker físico. Ou você tem Chansey com Seismic Toss, pode contar com ela como sendo uma Wall que causa dano com ataque físico ou ataque especial, qualquer uma das duas funções serve.
  5. Não use Guards parecidos. Nessa lógica, você irá fazer um time com 2 Guards, se um deles estiver com uma Choice Band, use um tipo diferente de Guard para usar junto com ele, por exemplo, um Set Up Guard (que usa Calm Mind, Swords Dance, etc...). Além disso, não use Guards que possuem o mesmo tipo de ataque, ou ataques parecidos.
  6. Não use tipos iguais. Exemplo; ter mais de 1 Pokémon do tipo Grass pode te dar desvantagem em uma batalha, se você não sabe o que o seu oponente vai usar. Mas mesmo assim, você poder ter Pokémon do mesmo tipo em seu time, use ferramentas que possam determinar as fraquezas do seu time (existem várias na internet).
  7. Conheça o Meta Game. Depois de criar seu time com 6 Pokémon, concentre-se em pesquisar quais são os Pokémon mais comuns usados em batalhas (na sua Tier), e imagine como você pode combater eles, usando os Pokémon de seu time. Você pode pesquisar na internet, mas como a Meta do PokéMMO é única, em alguns aspectos, a minha sugestão (eu, CommanderBlue), é de você assistir Tours no PokéMMO e ver o que a galera está usando nas batalhas.
  8. Scouting. Em Tours oficiais, o seu oponente pode assistir as suas batalhas, o que pode lhe dar uma certa desvantagem. Ter mais combinações diferentes de Pokémon para usar em seu time pode ajudar. Pedir aos seus amigos para espectar as batalhas do seu oponente pode te ajudar também, por exemplo, a evitar ataques surpresa de algum Pokémon de seu oponente.
 
e8e4e97d60c62656f6fe5c9db30695be.png
Este guia foi criado para tentar ajudar novos jogadores e dar a eles uma lógica simples de criação de equipes que eles possam lembrar facilmente.

Também acredito que eles podem ter mais coragem para usar pokemons e movimentos inesperados.

Isso é tudo. Você não se sentirá mal se perder também. Porque você pode se analisar após o jogo. Como "Ahhh parece que minha Pelipper não foi a escolha perfeita para o papel de Wall com esse Guard, etc...", então sem ficar louco ou se perguntar "por que estou perdendo", você vai para a próxima batalha para tentar outra combinação. O jogo é divertido com este método.

Espero que isso possa ajudá-lo :)

Espero que meu inglês seja bom o suficiente para você. Obrigado pela leitura.
 
 
F.png.47dfa68e9957c8b67933f310d568bec3.png?&s=90
FinnTheMember
 
Créditos: Esta postagem foi criada, originalmente, por FinnTheMember, no fórum do PokéMMO e se encontra disponível nesse link:
 
84c1e40ea0e759e3f1505eb1788ddf3c_default_photo.png?&s=150
CommanderBlue
 
Esta postagem foi traduzida e editada (em algumas partes, principalmente onde o texto está em azul) e tem como finalidade ajudar os membros novos dando a eles algumas ideias de como construir times equilibrados.
 
Existem diversas formas diferentes de se construir um time, e você não precisa, necessariamente, seguir o guia acima, você é livre para criar suas próprias estratégias.
 
Várias ferramentas na internet podem te ajudar na construção de seu time, é só pesquisar.
 
Espero que tenham gostado do guia. Até a próxima. o7
Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.